sábado, 28 de junho de 2008

Querido diário...

O hábito de escrever diários parece sempre estar ligado a jovens mocinhas, que desejam guardar seus segredos amorosos entre desenhos fofos e cadeados.

Não sou uma jovem mocinha (apesar de ser, sim, jovem!), nem tenho segredos amorosos a esconder entre cadeados, mas recentemente comecei a escrever meu próprio diário e tenho incentivado outras pessoas a se lançarem nessa possibilidade.

O meu único e exclusivo prazer é o de expor meus sentimentos aos meus olhos, sentir as palavras tomando a forma do que vai confuso aqui dentro e me surpreendo ao notar que cada anotação se junta às demais formando um só texto. Vejo a unidade no que antes eram só fragmentos confusos dentro da cabeça. Os pensamentos não pulam mais de galho em galho, mas surgem diante de mim revelando uma ordem, um sentido e posso testemunhá-los.

Vejo minhas fraquezas, as incongruências, as muitas interrogações. Vejo o meu modo típico de lidar com elas, ali diante dos meus olhos. Vejo minha hesitação e vejo minha coragem surgindo aos poucos. E muito do que vejo só vem depois das palavras irem surgindo, ganhando vida sem nenhum ensaio. Elas chegam e vão delineando o desenho, mostrando através de setas e eu sigo. Depois, ao ler, lá estão as indicações certeiras do caminho e apontam para o centro.

Estou impressionada com o processo e venho indicar, como venho indicando aos clientes e aos amigos: retome o "Querido diário" ou comece a se aventurar nessas paragens, se você nunca ousou.

Só você, a caneta, o papel, os sentimentos e as palavras. Uma forma e tanto de se encontrar intimamente consigo.

Versão mais completa desse texto no site Absoluta: http://www.absoluta-online.com.br/conteudo_vivencias_atitude_queridodiario.html

sábado, 21 de junho de 2008

Novo espaço de reflexão sobre Sexualidade

Criei um novo espaço para postar reflexões sobre Sexualidade, é o blog "Re-vitalizar a Sexualidade":
http://re-vitalizarsexualidade.blogspot.com

Será um espaço para aprendizados, descobertas, dúvidas,levantar discussões, será um espaço para troca de idéias.

E já tem discussão no ar sobre a relação a dois.

Espero por vocês também por lá!

domingo, 15 de junho de 2008

Ânimo:
Etimologia
do latim anìmus,(masculino de anima) princípio espiritual da vida intelectual e moral do homem, vida, alma, princípio vital, espírito, razão, bom senso, senso comum, pensamento, intenção, disposição, vontade, inclinação, qualquer movimento impetuoso da alma, paixão, desejo.


É preciso ânimo para seguir, para cuidar, para caminhar, para construir, para plantar, para colher, para perguntar, para responder...
É preciso alma para sentir aonde ir, do que e como cuidar, de que maneiras e em que caminhos entrar, o que construir, o que plantar, quando colher, ouvir as perguntas internas, lançar-se na busca por respostas que nem sempre estão fora de nós...