sábado, 28 de junho de 2008

Querido diário...

O hábito de escrever diários parece sempre estar ligado a jovens mocinhas, que desejam guardar seus segredos amorosos entre desenhos fofos e cadeados.

Não sou uma jovem mocinha (apesar de ser, sim, jovem!), nem tenho segredos amorosos a esconder entre cadeados, mas recentemente comecei a escrever meu próprio diário e tenho incentivado outras pessoas a se lançarem nessa possibilidade.

O meu único e exclusivo prazer é o de expor meus sentimentos aos meus olhos, sentir as palavras tomando a forma do que vai confuso aqui dentro e me surpreendo ao notar que cada anotação se junta às demais formando um só texto. Vejo a unidade no que antes eram só fragmentos confusos dentro da cabeça. Os pensamentos não pulam mais de galho em galho, mas surgem diante de mim revelando uma ordem, um sentido e posso testemunhá-los.

Vejo minhas fraquezas, as incongruências, as muitas interrogações. Vejo o meu modo típico de lidar com elas, ali diante dos meus olhos. Vejo minha hesitação e vejo minha coragem surgindo aos poucos. E muito do que vejo só vem depois das palavras irem surgindo, ganhando vida sem nenhum ensaio. Elas chegam e vão delineando o desenho, mostrando através de setas e eu sigo. Depois, ao ler, lá estão as indicações certeiras do caminho e apontam para o centro.

Estou impressionada com o processo e venho indicar, como venho indicando aos clientes e aos amigos: retome o "Querido diário" ou comece a se aventurar nessas paragens, se você nunca ousou.

Só você, a caneta, o papel, os sentimentos e as palavras. Uma forma e tanto de se encontrar intimamente consigo.

Versão mais completa desse texto no site Absoluta: http://www.absoluta-online.com.br/conteudo_vivencias_atitude_queridodiario.html

8 comentários:

Anônimo disse...

Viu só como eu me sentia quando eu escrevia os meus diários Cadernota e C.F.? Pois você acabou de escrever isso, apesar de eu também nunca ter tido "segredos amorosos".
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Anônimo disse...

Juliana,

bela sugestão, essa de fazer um diário pessoal.

Escrevo sempre!


Quanto às pimentas comidas por você, deixei-te uma resposta (delicada) lá mesmo no blog!


Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Oi querida, primeiro, brigada pela indicação do livro, vou procurar porque acredito muito nisso.

Ahhh, eu faço diário há anos, realmente é um encontro e tanto, as vezes até encontro a solução de algum problema que me aflige lendo diários antigos...é uma grande ajuda pra terapia.

Um beijão, linda semana!

Patrícia Ferraz disse...

Que ótimo, Jú!
O Diário deve ser realmente uma terapia... Mas, não sei se por preguiça ou medo do que vou descobrir, me peguei colocando empecilhos para escrever o meu...
Quem sabe, um dia!? rs
Beijoss

Anônimo disse...

Vim ver se por aqui tinha post novo, é que eu estou usando as férias para poder postar mais e estou até fazendo um agora.
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Clecia disse...

Escrever diário foi o que me ajudou na adolescência. Era a minha maneira de desabafar, já que sempre fui uma menina tímida e que não costumava desabafar com ninguém. Depois dos diários, vieram as agendas e agora são os blogs. Cada um teve o seu propósito e me ajudaram e ajudam muito.Bjos!

Francine Esqueda disse...

Que legal!!!!
Me identifiquei demais...
Agora estou de férias e volto escolhendo a dedo as minhas visitas...
Um grande abraço e bom fim de semana!

"FRANCINE.VS.FRANCINE" e agora "TERAPIAS EXPRESSIVAS"...

Anônimo disse...

Entendo perfeitamente... escrever pra mim é uma necessidade... sempre foi. E desde a criação do meu blog escrever se tornou um vício mesmo. Esse é meu terceiro blog e o último terminou com 5 anos de postagens quase diárias.

É como sempre digo... abrir meu diário pra vcs é como abrir minha alma e nossa... isso faz um bem danado ! rs

Beijos
tô te linkando ta...