quinta-feira, 20 de março de 2008

Livre de ou Livre para

Quando limito minha liberdade ao simples "estou livre de" acabo esvaziando o que essa condição tão almejada significa. Uma "liberdade de" pode acabar gerando um descompromisso com a vida, já que parece mais importante romper do que construir.

A mais ampla expressão de liberdade é poder realizar no mundo aquilo que carrego dentro de mim, ou seja, a realização do que sou. Só estar livre dos pais que cobram, do emprego repetitivo, do ar poluído, da rotina, não implica necessariamente que eu passe a ser no mundo. É preciso olhar mais atentamente para o que se deseja estar livre, em que direção eu desejo caminhar e quais meus passos seguintes.

Nesses casos citados o ponto inicial de se libertar de uma determinada condição (os pais que cobram, o emprego repetitivo,etc) talvez seja o ponto de partida pra fazer valer a liberdade para criar, se posicionar, apostar em novos campos e por aí vai.

Liberdade não é se desfazer de algo, mas estar "livre para" realizar. Não basta não termos algo que nos segure, é preciso ir em direção ao que torne nossa presença mais inteira. Liberdade é um posicionamento, uma resposta ativa.



Não basta sair da gaiola, para estar livre é preciso voar.

9 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde.

Buscar a liberdade é algo que nos aprisiona.

Acredito que para sermos qualquer coisa nesta vida, precisamos primeiro de auto-conhecimento.

Depois um esvaziamento total das influências do mundo. Família, religião, emprego, gurus...

Quando seguimos isso ou aquilo, esse ou aquele, deixamos de ser essa pessoa e passamos a pensar e agir como algo que não somos.

Se somos outra pessoa, ficamos escrevos dela, sem nossa sonhada liberdade.

Quase impossível, não? Como seria eu sem esta ou aquela influência?

Iztvàn

Juliana disse...

Concordo, Iztvàn. Podemos acabar nos alienando nessa busca e perder o referencial interno.

Clecia disse...

Oi, Juliana! Obrigada pela visita e comentário lá no Mar Azul. Adorei! E amei seu blog, tá? Esse post então, está perfeito!Liberdade é ser feliz! :) Um abraço e boa páscoa!

Janaina disse...

Oi, Juliana. Achei interessantíssimo seu texto. Muitas vezes nós temos medo da liberdade. Não é?
Obrigada pela visita.
Beijos.

Anônimo disse...

Clap! Clap! Clap!
Você está de parabéns com esse post! Que posicionamento mais bacana acerca da liberdade!
...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Anônimo disse...

Oi Juju...

Amei seu Blog!!! Quero um também!hihi

Espero que a busca do meu auto-conhecer, auto-entender possa me proporcionar liberdade e paz.
Desejo tudo de maravilhoso para ti!
Beijo...

Mariana

Marco disse...

Olá, Juliana.
Vim retribuir a amável visita que voc~e fez ao meu guarda-louças de velhas emoções. Que ótimo texto, heim? Sua visão é absolutamente sensata. Temos que ter responsabilidades com nossa liberdade. Boa Páscoa. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Juliana disse...

Dando liga aos comentários: sinto que temos medo da liberdade por ela evocar responsabilidade, ela implica posicionamento nessa busca pelo Bem, pela felicidade. Sinto também que o auto conhecimento,em nível mais profundo, vai nos proporcionando bases seguras para seguirmos a diante.

Anônimo disse...

Muito legal esse seu post. Concordo com vc.
Beijos